segunda-feira, 17 de março de 2014

Moradores do Santa Delmira não aguentam o descaso em relação ao viaduto e fazem protesto

No início desse domingo (16), moradores do bairro Santa Delmira protestaram contra as incoerências do viaduto 01, em especial contra a ideia da implantação de um semáforo. O objetivo inicial do viaduto era atender às necessidades da população. Infelizmente, as irregularidades começaram desde cedo: o projeto foi inaugurado em fevereiro pela Governadora do Rio Grande do Norte, mesmo antes de estar concluído.
Que ideia contraditória é essa de colocar um semáforo em um viaduto? Por acaso o objetivo não seria diminuir o fluxo de trânsito? E como um sinal de trânsito pode ajudar nisso? Essas perguntas não são só suas, mas foram unânimes para quem participou do ato dos manifestantes. Esse semáforo está sendo idealizado com desejos lucrativos de beneficiar os postos de gasolina próximos ao local, e os moradores estão dispostos a boicotá-los. 
O líder do bairro, Antônio Marcos da Silva, alegou que a luta não é apenas contra a instalação do semáforo, mas também a favor de sinalização, iluminação, e uma estrutura completa no local.
 “Fizeram um trabalho grande e ninguém foi beneficiado ainda, e a falta da liberação da parte de baixo impede a minha locomoção. Já fui até assaltado aqui por causa da escuridão. A gente que mora no Santa Delmira está sofrendo muito. Vou sempre pro trabalho correndo risco. Nunca teve sinalização, e eu vinha da UnP, encostei o carro, e um cara me assaltou. Se você vem do sentido Fortaleza-Mossoró a rua é toda cheia de buracos.” Indagou Nildo, morador e ciclista do bairro. O morador Severino Januário também alegou que há a dificuldade em atravessar por não terem ajeitado as passarelas, e muitos idosos colocam suas vidas em risco.
Como a parte de cima do viaduto está em funcionamento, quem a usa tem o seu benefício. Mas os moradores em geral (2 abolições, Santa Delmira, Redenção e Integração) sofrem, pois seriam usuários da parte que não está em funcionamento.
Durante o protesto, as passagens do
viaduto foram bloqueadas para que o tráfego de veículos fosse desviado para a Av. Rio Branco. Vale ressaltar que o ato durou em torno de 2 horas, e nenhum secretário, nem engenheiro, ou representante do Governo do Estado compareceu ao local. Assim, os dirigentes do movimento ameaçaram fazer outro protesto, mas da próxima vez, além de bloquear o viaduto, impedirão também a entrada ao Santa Delmira e o tráfego que liga à Av. Rio Branco.
O lamentável foi a ausência do grupo do Movimento Pau de Arara. Os vereadores Narciso e Alex do Frango assumiram uma posição contra a aplicação dos semáforos, e declararam que estão se dedicando a trabalhar com os presidentes de Conselho e Câmara Municipal de Mossoró.
Agradecemos ao grupo Voz e Vez, a Naldinho, presidente do Conselho Comunitário, e ao líder comunitário, Antônio Marcos da Silva. Precisamos que medidas sejam tomadas por parte do Município, Governo Estadual e Federal, pois não há previsão de inauguração com o projeto inicial concluído.


Não são permitidos comentários anônimos.

10 comentários:

  1. A pior parte é a dificuldade na hora de se locomover. Perco mais de meia hora ao ir ao trabalho só tentando um retorno. Fora o risco que tenho que correr toda vez que faço meu caminho de volta para casa, pois falta iluminação e já presenciei dois acidentes naquela região. Espero, como cidadã, uma atitude do governo e dos responsáveis pela obra.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu povo. Novamente vemos a palhaçada e babaquice dos governantes que vocês elegeram. Parem de ser otários eleitorais e observem o que os seus líderes estão fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Esses viadutos seriam de grande ajuda no transito naquelas regiões. A questão de tantas críticas é a falta de estrutura. Não estudaram os riscos e as implicações de tal projeto para os cidadãos. A obra transformou-se em um obstáculo para as pessoas em geral.

    ResponderExcluir
  4. Realmente não se vê melhorias em quase nada. Algo que deveria trazer mais organização, locomoção e acessibilidade para nós, acabou causando uma verdadeira desordem nesse trânsito caótico de Mossoró. E com essas chuvas, poderá causar estragos ainda maiores.

    ResponderExcluir
  5. A meu ver isso nem de longe é um viaduto, é só uma ponte para nada. Dinheiro gasto em vão !

    ResponderExcluir
  6. É isso ai, Andrey!!! Vamos mudar essa realidade nas eleições. Temos que ter cuidado ao eleger nossos governantes.

    ResponderExcluir
  7. Gente, fiquei orgulhosa ao ver a quantidade de pessoas na manifestação. É isso que tem que ser feito. Não vamos aceitar os absurdos calados, vamos escancarar esses problemas.

    ResponderExcluir
  8. Mas não tinha nenhum responsavel pelo projeto. Assim fica dificil resolver as coisas

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que, as manifestações tem que ser no local onde o problema começa. Não adianta irmos para o viaduto, atrapalhar as pessoas que não tem nada a ver com o problema enquanto os responsáveis estão em casa (no seu luxo), assistindo tudo de camarote!

    ResponderExcluir
  10. Além de tentar conscientizar a população... os cidadãos mossoroenses devem buscar ir a luta pela melhoria, e não só fazer barulho, mas fazer mudanças acontecerem! Parabéns.

    ResponderExcluir

1 - Respeitar a opinião alheia.
2 - Não postar comentários que façam alusão a assuntos divergentes do proposto.
3 - Não usar de palavras ofensivas e de baixo calão.
4 - Não expor de forma ofensiva as pessoas.
5 - Não se pronunciar anonimamente.
Seu comentário é extremamente importante! Não saia sem comentar.